O poder da terceira peça

por Marcio Kemper 18/02/2021

Blazers, casacos, coletes, quimonos, jaquetas e o que mais possa ser usado como uma peça extra, também chamado de outwear, é um trunfo no guarda-roupa. Essas peças têm o poder de transformar um look “nada” em “tudo”, deixar o básico jeans e camiseta bem chique ou ainda dar personalidade ao visual, dizendo muitas coisas sobre quem você é e qual imagem você quer passar.

Em todos os casos, modelagens, tecidos e estampas, detalhes especiais e styling de outras épocas ressurgem como novas. Uma ótima oportunidade para apostar nas peças vintage de verdade.

MAS O QUE É VINTAGE MESMO? AGORA VOCÊ NÃO VAI MAIS TER DÚVIDAS

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é dz3a6503-683x1024.jpg

ao longo dos anos, a palavra se incorporou ao vocabulário da moda para melhor definir uma peça de roupa ou acessório de um estilo pertencente a uma outra época. O vintage é qualquer peça que tenha pelo menos 20 anos e menos de 100 anos, pois, a partir de 100 anos a peça já é considerada antiguidade”.

E é importante também saber o que é Retrô, que segundo a mesma fonte “é considerado uma imitação de estilo antigo, só que a peça é nova. Todas as peças novas que imitem alguma Era anterior é uma peça retrô. Isso em qualquer setor, desde a moda até os utilitários”.

Quem pode resistir a uma peça, exclusiva, única e vintage?

O interesse pelo vintage não é novidade. Só que agora ganha mais adeptos e está revolucionando o comportamento de consumo e o processo de produção de moda. Seja como fonte de inspiração para releituras de tendências passadas, seja como personalização de estilo ou como conceito de sustentabilidade e de upcycling, olhar para o passado se tornou obrigatório para entender o futuro da moda.Garimpar roupas e acessórios de vestuário em lojas vintage ou second hand e juntar o novo com o antigo de forma criativa, personalizada e ecologicamente correta virou a nova atitude de fashionistas e de celebridades.


Desde a inesquecível e icônica aparição de Julia Roberts no Oscar 2001, vestindo um Valentino da coleção de 1992, desfilar modelos vintage para mobilizar os holofotes dos badalados prêmios de cinema e música fez do red carpet a passarela de moda mais disputada do momento.

Julia Roberts, Valentino vintage