O que preciso saber para escolher meus fornecedores?

por Ziann 07/02/2018

Quem atua no mundo nos negócios sabe que existem muitos obstáculos para serem enfrentados: mercadorias com falhas, atraso na entrega e preços abusivos são apenas alguns deles e estão associados diretamente com os fornecedores. Por isso, é importante escolher os fornecedores da melhor forma possível, firmando uma parceria duradoura e que, é claro, seja benéfica para ambas as partes! Confira aqui dicas de como escolher a marca que será sua parceira e como manter o relacionamento estável.


Parceria de Sucesso

A escolha dos fornecedores está diretamente ligada ao sucesso ou fracasso de uma loja. E encontrar bons fornecedores requer muita pesquisa e dedicação. O ramo do comércio é um dos mais aquecidos do mercado brasileiro e tem se mostrado cada vez mais favorável para quem deseja se tornar um empreendedor, especialmente no mercado de roupas. Selecionar bons fornecedores de roupas, com preços adequados à condição orçamentária e com produtos de qualidade, é essencial para ser um empresário bem-sucedido nesse nicho!

É importante lembrar que os fornecedores devem suprir as necessidades inerentes ao negócio, minimizando os estoques e atendendo suas solicitações nos prazos estabelecidos. Como o desempenho do fornecedor interfere diretamente na atividade da empresa, o ideal é que seja encarado como um “sócio” e, dessa forma, o relacionamento deve ser do tipo ganha-ganha. Fornecedores precisam ser parceiros de negócio! É preciso compreender a importância dos fornecedores e estabelecer uma relação sincera e verdadeira com eles.

Importante: É recomendável possuir mais de um fornecedor por produto, para que não haja a dependência de uma única empresa e o risco de desabastecimento.

O que analisar para escolher um parceiro fornecedor:

  • Distância física;
  • Referências;
  • Custo do frete;
  • Qualidade;
  • Capacidade de fornecimento;
  • Preço;
  • Prazo;
  • Forma de pagamento e de entrega.

Processo e Fornecedor

Ziann JeansAntes de de dar dicas de como escolher o fornecedor parceiro, é necessário conhecer dois conceitos essenciais: processo e fornecedor. Processo é um conjunto de atividades feitas para gerar produtos/serviços que atendam às necessidades dos clientes ou usuários. Fornecedor é qualquer entidade, pessoa ou setor que fornece insumos (produto, serviço, tecnologia ou informação) ao processo em questão, interna ou externamente.

Para entregar um produto ou prestar um serviço, as empresas usam insumos – que podemos simplificar chamando de componentes – vindos de fornecedores. Uma loja de roupa, por exemplo, para vender, precisa comprar as roupas de algum fornecedor. Ou, se for fabricação própria, precisa comprar outros insumos (tecidos) de um fornecedor.

O caminho, do fornecedor ao usuário, é:  Fornecedores > Insumos > Processo >Produtos/Serviços > Clientes/Usuários

Os fornecedores externos, assim como a força de trabalho (fornecedores e clientes internos), são importantes para o resultado final. É preciso compreender qual o papel dos fornecedores na sua empresa. Que tipo de relação deve-se ter com fornecedores para que se tenha um melhor resultado? Qual a real importância deles no nosso processo? Como garantir que você está escolhendo da forma adequada?

Dicas de como escolher um bom fornecedor

  1. Buscar referências

Se você não conhece os fornecedores locais, tente conversar com um empresário da sua cidade. Ele pode te indicar algumas empresas e, à medida que você for visitá-las ou fizer negócio, pode buscar indicações de outras. Entre em contato com as empresas que já foram atendidas pelo fornecedor, veja qual é a impressão que ele deixou perante os demais lojistas. Se for negativa, talvez não valha a pena arriscar! Além do mais, utilize a tecnologia a seu favor. Atualmente basta alguns cliques para ter em mãos informações relevantes! Entre nas redes sociais do fornecedor e verifique qual a opinião e avaliação feita pelos usuários.

2. Analisar os preços

Para um lojista conseguir comercializar os produtos com um preço competitivo, é fundamental que o valor de compra também seja atrativo. Antes de fechar o negócio, certifique-se de que os preços praticados pelo fornecedor estejam, de fato, em conta. Peças com valores exorbitantes, às vezes, ficam paradas por muito tempo no estoque, o que é sinônimo de prejuízo. Tenha muita cautela. Contudo, lembre-se que de nada adianta ter preços competitivos, mas pecar na qualidade. Por isso, não caia no erro de olhar apenas a questão dos valores. O ideal é unir os dois aspectos — qualidade e preço. Dessa forma, você terá na sua loja de roupas peças atraentes, que atendem todos os bolsos e gostos.

3. Observar o atendimento

ZiannImagine precisar de uma informação ou ainda de um suporte e a empresa demorar dias para entrar em contato, deixando assim o seu cliente sem nem um posicionamento. Essa ação, com certeza, vai atrapalhar o seu relacionamento com o cliente, uma vez que ele pensará que você está desinteressado e simplesmente ignorou o pedido dele. Mas, na verdade, você apenas estava esperando um retorno do fornecedor. Por isso, não se esqueça de analisar o atendimento, verificando inclusive a agilidade da equipe e, de novo, pegando referências de quem já é parceiro do fornecedor.

4. Conferir a logística

fornecedor deve ter uma logística bem estruturada e definida, fazendo com que as entregas cheguem na loja no prazo estipulado. Caso contrário, você deixará o cliente não mão ou até mesmo ficará com a loja desfalcada, já que os fornecedores não repõem os produtos nos prazos determinados. Se é você quem vai até os fornecedores, tenha uma programação muito organizada de suas viagens e compras, para não falhar com seus clientes.

5. Pesquise sobre as condições de pagamentos

Verificar as condições de pagamentos dos fornecedores é tão importante quanto a se atentar à logística. Analise o preço à vista e a prazo, veja em quantas prestações é possível realizar a compra, quais as condições ou benefícios, se possui bons descontos, etc.

Estabelecendo e mantendo a relação com os fornecedores

É necessário fidelizar o fornecedor como se fideliza um cliente. Garantir uma relação duradoura é bom para os dois envolvidos e traz muitos benefícios. Portanto:

  • Tenha uma relação sincera e verdadeira com seus fornecedores;
  • Compartilhe suas necessidades, expectativas, problemas e medos desde o primeiro contato com ele;
  • Mostre a importância dele no processo da sua empresa;
  • Defina em conjunto critérios de qualidade para um bom fornecimento;
  • Mantenha-se informado sobre o que ficou estabelecido pelas duas partes e aja com objetividade;
  • Dê retorno constante sobre o que está percebendo, tanto positivo quanto negativo.

Lembre-se de que o fornecedor é um fator crítico de sucesso dos seus produtos e serviços, ou seja, inclua-o com carinho no seu negócio.