O que preciso saber antes de escolher um fornecedor para minha loja

por Ziann 27/10/2017

Um dos pontos de sucesso de uma loja de moda é a qualidade dos produtos oferecidos. Mais do que roupas estilosas, modernas e coerentes com as tendências é importante que elas ofereçam conforto e durabilidade. Selecionar um bom fornecedor é o primeiro passo do lojista tenha sucesso em suas vendas.

Um bom fornecedor é um aliado da loja. Ele oportunizará não só uma venda, como a possível fidelização do cliente ao ofertar variedade e estilo com alta qualidade. Além disso, deve haver entre lojista e fornecedor uma boa relação de custo X benefício, para que ambos gerem bons negócios.

Em questão a fornecedores de roupas, ainda é preciso considerar a proposta de valor da marca, para qual público as peças foram criadas e qual a sua aceitação atual no mercado. Também deve ser considerado o número de coleções lançadas ao ano e as vantagens negociais oferecidas aos novos parceiros.

Assim, se você ainda tem dúvidas de como selecionar um bom fornecedor, a Ziann Jeans recomenda que você inicie considerando três pontos fundamentais: preço, qualidade e entrega. Os dois primeiros devem estar alinhados, já que uma peça muito barata pode não oferecer a qualidade mínima exigida por seus clientes. Já o prazo de entrega e o seu cumprimento é importante para que você tenha a mercadoria em mãos conforme sua necessidade.

Mas, há outros pontos que devem ser considerados para que essa escolha seja assertiva. Por isso, separamos algumas dicas para você. Confira:

1 – Pesquise o fornecedor

Seja pela internet ou através do contato com outros lojistas, faça uma pesquisa sobre a marca. Hoje é possível colher informações de forma online que ajudarão na validação do fornecedor. A mesma facilidade para a pesquisa, permite que você tenha acesso a outros lojistas que revendem a marca.

Você consegue descobrir se há reclamações contra o fornecedor e sobre o que elas tratam — como se há uma grande incidência de atrasos nas entregas, se o serviço de atendimento ao cliente é ineficiente ou se a qualidade dos produtos é diferente do que é apresentado, por exemplo.

Outro ponto importante ao lojista é a Validação Social da marca. Com acesso a redes sociais você pode verificar o número de fãs da marca, o que os usuários acham dela, se há elogios ou reclamações. Assim, você terá uma ideia do potencial comercial do produto.

2 – Histórico

Além dos dados obtidos em sua pesquisa, considere o histórico oficial da empresa. Há quanto tempo ela está no mercado? Quantos clientes ela possui? Onde ficam esses clientes? A empresa tem mudado seu posicionamento? Essas mudanças são constantes?

Essas informações permitirão que entenda melhor qual a estratégia usada pela empresa. Se ela é competitiva, atualizada e o quanto se preocupa com o atendimento correto aos seus parceiros de negócios.

3 – Tendências

O mundo da moda é bastante evolutivo. Novas tendências surgem a todo momento e é importante que os fornecedores estejam atentos as novas preferências. Mas, para julgar o fornecedor é preciso saber o que é tendência no segmento em que você atua, para que, a partir desta informação você selecione o fornecedor com maior alinhamento a estas tendências e ao estilo de sua loja.

Quando o assunto é tendência, é fundamental que esses produtos estejam de acordo com o seu público. Na moda, o que pode ser tendência para uns, certamente não será para outros. Em cidades menores por exemplo, o que é moda nas capitais leva um tempo para se adaptar ao interior. Entenda isso para não errar na hora da compra.

4 – Inovação

Apenas seguir a tendência não torna o fornecedor inovador. A inovação está presente nas novas tecnologias empregadas aos tecidos, a maneira como estes são cortados e produzidos. Além disso, pode haver inovação quanto a apresentação dos novos produtos, no contato diário com os lojistas e nas ferramentas de negociação e pagamento. Busque fornecedores que contribuam para uma venda agregada e que auxilie a sua gestão.

5 – Seja organizado

Utilize a sua expertise e seu histórico de negociações a seu favor. Para facilitar sua rotina, organize as informações em planilhas. Elas ajudaram você a usar as informações de maneira mais estratégica e evitarão que você esqueça de um detalhe, que possa ser importante.

Também é fundamental que você anote o que foi negociado, como a quantidade de peças, os modelos, preços e prazo de entrega. Essas informações ajudarão você a avaliar a qualidade do serviço prestado e a confiabilidade tanto do representante comercial da marca quanto da empresa.

Se você está buscando uma marca conceitual e moderna de jeans, a Ziann pode ajudar você. Faça contato.