Mudança de estação: como gerir o estoque

por Ziann 04/04/2018

Gestão de estoque é um tema fundamental se tratando de varejo de roupas. Quando se mantém um bom controle de estoque, é possível aplicar preços acessíveis e garantir um serviço com mais qualidade e rapidez. Isso melhora o desempenho da loja e a relação com o cliente. É importante observar que a moda segue divisões segundo as estações do ano e é renovada periodicamente conforme essas mudanças. Portanto, como garantir a reposição de peças da estação e a compra antecipada de peças-chave para a próxima? A gestão do estoque é uma grande parceira nisso. Aprenda aqui.

As estações da moda

Para poder acompanhar toda a transformação do mercado da moda, a indústria estabeleceu um calendário que é seguido nos principais lugares do mundo, inclusive no Brasil. É o calendário que já conhecemos, baseado nas estações do ano. Por quê? Pois, para se adequar às variações climáticas, são nas épocas de mudança de estação que as pessoas costumam comprar roupas novas. Assim, a cada nova mudança de estação as marcas de roupas e calçados lançam novas coleções, com novas peças, novos tecidos e, também, novos preços.

Catálogo Ziann - Inverno 2018Por exemplo, a produção das roupas da coleção de inverno começa ainda no verão, praticamente seis meses antes do lançamento. Uma explicação para o aumento do preço das roupas da nova coleção é que desde a compra do algodão para tecer a roupa já existe um aumento embutido, que vem sendo trazido através dos outros processos produtivos até chegar a loja que será vendida. Assim, essas épocas também são de faturamento maior para os lojistas. Mas é preciso ser cauteloso e bem organizado, para que a transição de um estação para outra seja satisfatória para os clientes, com peças certas no período certo e boas condições de pagamentos

Vantagens da gestão de estoque

  • Uso adequado do capital de giro;
  • Menos atrasos no fornecimento de materiais e componentes;
  • Suprimento das necessidades de vendas na medida da demanda;
  • Identificação de produtos que estão sem saída e os que são bons negócios;
  • Compreensão da influência do estoque nos resultados financeiros.

Princípios básicos da gestão de estoque

– Espaço

Um vendedor de roupas precisa pensar em seu estoque de acordo com suas necessidades e espaço. Portanto, comece avaliando o espaço que tem disponível. As características do ambiente devem garantir condições de armazenamento, acesso, visibilidade e controle.

– Tipo de peças

Em condições ideais, tudo pode ser estocado. No entanto, a necessidade precisa ser avaliada. Para evitar gastos extras com armazenamento, é importante saber quais peças possuem mais ou menos saído. Isso garante que você não corra o risco de deixar algum cliente na mão por falta de produto e, por outro lado, não se vê diante de uma coleção velha, encalhada em seu estoque e que já saiu de moda.

– Quantidade

Regra básico: o estoque não deve estar alto quando o caixa (dinheiro disponível) estiver baixo. Ou seja, o nível do estoque precisa acompanhar a venda dos produtos. Se o varejista tiver uma previsão de vendas para o próximo período (e conhecimento das quantidades estocadas de cada artigo), basta adicionar o tempo e a quantidade mínima exigida pelo fornecedor para repor os artigos.

– Controle

Uma excelente ferramenta para manter um bom controle de estoque é o computador. Digitalizar os seus dados criando uma planilha é essencial. Nela deve conter: os itens adquiridos, data de aquisição, a quantidade de peças já vendidas e os valores. Não se esqueça também de organizar o seu contato com os fornecedores, isso irá facilitar novas negociações, especialmente quanto as datas de compras.

Principais erros da gestão de estoque

– Ficar sem a peça-chefe das suas vendas: toda loja possui alguns modelos que são os de saída fácil. Uma análise periódica da demanda garante que você tenha sempre em estoque aqueles que são os “carros-chefes” de sua empresa e impulsionam o crescimento.

– Perder o pico da sazonalidade: chega uma nova estação e você ainda não tem as peças na loja. Muitas vezes a culpa dessa perda recai sobre atrasos do fornecedor, mas muitos erros ocorrem no processo de compras. Monitore constantemente sua operação e adquira o costume de comprar antecipadamente, assim terá os produtos mesmo se o fornecedor atrasar.

Catálogo Ziann - Inverno 2018– Negociação atrapalhada dos prazos e reajustes: quando a empresa faz o pedido fora do timing ou em cima da hora, cria-se um ciclo vicioso de fingimentos: a empresa finge que pediu a tempo, o industrial finge que vai entregar e as pessoas da empresa fingem que vão vender. Esse cenário é muito arriscado e cria um grande clima de instabilidade na loja.

Não alimentar continuamente as lojas com itens básicos: alguns itens podem não ser o motivo pelo qual a loja existe, mas sempre vendem. No mercado de moda, por exemplo, o consumidor sempre estará de olho numa boa camiseta branca, numa legging preta ou numa calça jeans. Garanta o abastecimento de peças básicas!

Vantagens de comprar com antecedência

Como vimos, o ciclo da moda é bem claro no Brasil. Quando se entra em uma estação, um bom lojista já sabe que é o momento de iniciar a procura pelas peças da próxima estação. Por isso a compra antecipada pode trazer inúmeras vantagens. Conheça algumas:

·      Melhor gerenciamento do estoque

Um estoque amplo e diverso irá garantir mais oportunidade de ações promocionais e vendas. Mensure a quantidade de peças e variedades que precisa a partir do seu estoque. Ao comprar vestuário no atacado com antecedência é possível gerenciar melhor o stoque, sem deixar peças em falta ou produtos retidos. Esta é uma forma de trabalhar com prazos maiores para repor peças.

·      Antecipação das vendas

Algumas pessoas querem estar a afrente da moda, e irão procurar pelas novidades antes mesmo do início da nova estação. Ao comprar antecipado e ter peças da próxima estação você já pode iniciar o processo de venda, sem ter que esperar a troca oficial de estação. Uma boa ideia é usar as ações promocionais de fim de estação para apresentar as novas peças.

·      Melhores condições de pagamento

Comprando com antecedência você irá garantir melhores condições de pagamento. Ao comprar no início da estação anterior você tem mais opções de produtos e maior prazo para pagar. Por exemplo, ao comprar a coleção Primavera/Verão com antecedência você possui pelo menos os três meses do inverno para programar seu caixa para a aquisição, e se aproveita das vendas da coleção Outono/Inverno para investir nas novas peças.