Facebook, Instagram… Afinal, qual a melhor rede social para seu negócio?

por Marcio Kemper 15/04/2020

Se você faz parte dos 139,1 milhões de brasileiros que acessam as redes sociais, sabe que é lá o melhor lugar para divulgar seu negócio e atrair compradores.

Você começou seu tão sonhado negócio e agora? Como atrair os compradores?

Mas antes de sair correndo criando perfis comerciais em todas as redes sociais existentes, respire fundo e leia o que tenho para dizer sobre isso. Apesar de tentador, é preciso escolher as redes que mais tem a ver com seu comércio e nas quais você poderá atender aos seus clientes com total qualidade. O perfil profissional será ao mesmo tempo um canal de relacionamento e uma vitrine. Por isso, você precisa pensar em alguns pontos importantes:

 

Sendo uma vitrine, as fotos e textos precisam estar bem feitos e atraentes.

  • Se você não puder contratar um profissional para produzir suas fotos, procure informar-se sobre formas de fotografar com mais qualidade, usando seu celular.
  • Muita atenção à gramática. Erros na escrita podem chamar mais atenção de quem o lê do que o próprio conteúdo, mesmo que seja muito bom. É sempre bom ter alguém de fora lendo seus textos e, se possível, revisando (Não se acanhe! Todos os meus textos também passam por uma revisão gramatical antes de serem publicados).
  • Faça postagens sobre os produtos e serviços que você oferece e de assuntos relacionados ao seu valor subjetivo. Por exemplo: se vendo roupas, posso falar de moda, compartilhar posts sobre tendências, beleza.
  • Como este também será um Canal de Relacionamento, jamais deixe de responder os comentários e as mensagens enviadas diretamente pelos clientes.
  • Se o cliente enviou uma mensagem privada, procure responder sempre no horário determinado e o mais rápido possível.
  • Caso a mensagem tenha sido enviada fora do horário de atendimento, crie uma resposta automática para que ele saiba a que horas você estará online para responder.
  • Se é importante responder aos comentários de forma geral, àqueles com reclamação ou sugestões requerem ainda mais atenção e rapidez na resposta. Para ajudar, vou deixar o link sobre o assunto ao final do texto.        Reflita sobre esses pontos acima e escolha sua estratégia de marketing definindo em qual ou quais redes sociais pretende criar um perfil profissional

 

         Facebook

Diferente de seu perfil pessoal, quando você cria uma Fanpage (o perfil profissional do Facebook) não tem “amigos” e sim “fãs e seguidores”. Um bom começo para entender o que você deve ou não publicar.

  • Principais recursos

    • Funciona como uma vitrine.
    • Você pode criar uma loja e negociar a venda de produtos pelo facebook.
    • As publicações podem ser em texto, foto e vídeo (sem limite de tempo).
    • Possibilidade de transmitir vídeos ao vivo (Facebook Live) e interagir com seus seguidores em tempo real pelos comentários.
    • Atendimento via mensagem de chat com possibilidade de resposta automática (Chatbot).

    Perfil dos usuários

    Enquanto a média mundial de usuários é masculina, no Brasil 54% dos perfis no Facebook define-se como feminino. Noventa milhões de usuários tem entre 18 a 44 anos.

    Whatsapp

    O uso do whatsapp para interagir com outras pessoas é a terceira rede social mais utilizada pelos brasileiros, segundo o We Are Social.

    Principais Recursos

    • Possui perfil comercial.
    • Chatbot para resposta automática configurável;.É possível acessar via desktop.
    • Realiza chamadas por voz ou vídeo.
    • Compartilhamento de arquivos, fotos, vídeos e áudios.
    • Permite apagar mensagens em até 9 minutos após envio.

Além dos recursos, vale destacar que as possibilidades de interação aumentam muito.

 

 

Instagram

rede social mais querida pelos brasileiros:

Principais Recursos

  • Possui perfil comercial.
  • Chatbot com resposta automática.
  • Integração com o Facebook para publicações.
  • Link para sua loja no Facebook Store, facilitando a venda de produtos.

         Pontos de atenção

  • É a rede social mais focada em imagem, por isso nem pensem em publicar fotos com uma resolução ruim.
  • Não é possível criar links na publicação, somente na Bio (apresentação no perfil).

Perfil dos usuários

  • A maioria são mulheres, 59% contra 41% de homens.
  • Segundo levantamento da ComScore, 86% das pessoas que passam mais tempo no Instagram tem entre 18 e 34 anos.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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