Entenda o que é hashtag (#) para que elas servem e como utilizá-las

por Marcio Kemper 09/07/2020

Entenda o que é hashtag (#) para que elas servem e como
utilizá-las
Se as redes sociais são lugares em que as pessoas podem compartilhar o que estão assistindo,
pensando e sentindo, não seria ótimo se a gente conseguisse filtrar pesquisas em torno do tema destes
comentários?
Se você concordou com esse questionamento pode ficar feliz, pois existe uma solução para isso.
É o uso das hashtags!
Com a disseminação do uso das redes sociais, a presença das hashtags está se tornando cada vez mais
constante.
Muitas pessoas já viram e até mesmo chegaram a utilizar deste artifício, porém não entendem a sua
função principal.
Por isso, para compreender melhor para que serve e como utilizá-la de forma correta, confira este post a
seguir.
O que é hashtag
Hashtag é um termo ou expressão antecedido pelo símbolo da cerquilha (#) usado nas redes
sociais com o objetivo de direcionar o usuário para uma página de publicações relacionadas ao mesmo
tema ou discussão. É usado no Facebook, Twitter, Instagram e outras mídias sociais.
Cada hashtag criada é transformada em um hiperlink que direcionará a pesquisa para todas as pessoas
que também marcaram os seus conteúdos com aquela hashtag específica.
Quando você seleciona uma palavra-chave para um conteúdo, ele é automaticamente adicionado ao
grupo de pesquisa daquele tópico.
Ou seja, esta é uma maneira bem mais prática de agrupar diversos conteúdos sobre um determinado
tema, facilitando a pesquisa posterior sobre o tópico desejado.

A partir dessa pesquisa é possível encontrar as pessoas que estão falando sobre o assunto e o que cada
uma delas compartilhou.
Por exemplo, se você estiver interessado em saber o que as pessoas estão comentando sobre algum
assunto ou conteúdo novo no meio do Marketing de Conteúdo, você pode facilitar a sua pesquisa
procurando pela hashtag com o nome do assunto ou tema que você quer pesquisar nas redes sociais.
Assim, descobrirá o que as pessoas estão achando e comentando a respeito desse tema.
Como e quando usar hashtag
Para utilizar uma hashtag é muito simples. Basta utilizar o sinal de cerquilha (#), ou jogo da velha, como
é conhecido no Brasil.
E, logo após, inserir a palavra-chave que você achar que classificará melhor o seu post. Não se esqueça
de que os espaços não são identificados, portanto escreva todas as palavras juntas.
Voltando ao nosso exemplo, para falar sobre Marketing de Conteúdo, por exemplo, basta adicionar a
hashtag #contentmarketing ou #marketingdeconteúdo e você garantirá que o seu comentário esteja
incluído no universo de pesquisa do tema.
4 Dicas básicas para usar hashtag
É importante falar sobre algumas dicas que podem ajudar muito para que as suas hashtags tenham
sucesso.

Não coloque todo o conteúdo em uma hashtag
Se você quer saber o que as pessoas estão achando sobre o filme, utilize a hashtag com o nome dele, e
não #OQueAsPessoasEstãoAchandoSobreOFilme, pois isso restringirá muito a pesquisa, diminuindo o
volume de conteúdo encontrado.

Não use uma hashtag pra cada palavra

Esta dica é oposta à anterior. Se você adicionar as hashtags #o #que #as #pessoas #estão#achando
#sobre #o #filme, você adicionará o seu conteúdo em diversos grupos de pesquisa, não
necessariamente no que você planejava inicialmente.

 Use uma hashtag que esteja de acordo com o tema do post
Usar alguma hashtag só porque ela está sendo altamente pesquisada mas sem falar sobre o assunto da
hashtag vai ser pouco eficaz para a disseminação do conteúdo.

Ex: #ZIANNJEANS #YESZIANN #EXPRESSYOURSELF #ZIANNLOVERS

são as # usadas na coleção SS21

 Confira a ortografia
Um erro simples de ortografia (ou até mesmo de digitação) pode fazer com que a hashtag seja um
fracasso, pois é muito pequena a chance de que várias pessoas cometam o mesmo erro no momento de
criar a hashtag.

De que forma a minha empresa pode usar hashtags
Agora que você já sabe o que é uma hashtag e como deve utilizá-la de maneira adequada, é hora de entender como você pode aplicar tais conhecimentos na prática da sua empresa.
Primeiramente, é importante enfatizar a importância de se ter perfis corporativos nas redes sociais em
que os seus públicos estão mais presentes e ativos.
Desta forma, é possível interagir e se aproximar do público, criando uma relação que vai muito além do
simples comercial.
Assim, se o seu perfil é público, o uso de hashtags apropriadas pode fazer com que o seu conteúdo seja
encontrado por diversas pessoas, além daquelas que já são seguidoras da sua página.
Então, escolher as hashtags certas pode ter papel fundamental no alcance das suas publicações,
aumentando o número de seguidores, fãs ou clientes.
É digital.
Desta forma, você pode incentivar os seus públicos a compartilharem conteúdos com a sua hashtag para
concorrerem a promoções ou prêmios, por exemplo, e em troca eles aumentarão muito a visibilidade da
sua hashtag.
Essa foi a estratégia que utilizamos na Coleção SPRING SUMMER 21,  de modo que os clientes e os consultores de vendas postassem fotos com a hashtag em seus perfis no Instagram, marcando @ziann_jeans para repost

#ZIANNJEANS #YESZIANN #EXPRESSYOURSELF #ZIANNLOVERS

Como funciona a hashtag em cada uma das redes sociais
Mesmo tendo sido criada pelo Twitter, hoje elas já são muito disseminadas no contexto online e diversas
outras redes sociais também incentivam os seus usuários a utilizarem hashtags.

São várias as redes sociais que aderiram às hashtags, como o Facebook, LinkedIn, Instagram, Google+,
Pinterest e Vine. Mas o comportamento dos usuários é bem diferente e singular em cada uma delas.

Por exemplo, no Twitter, as pessoas costumam utilizar apenas uma ou duas hashtags em seus posts,
justamente por ser uma plataforma de microblogging em que os caracteres são limitados por post.

Já no Instagram, as pessoas utilizam 4 ou mais hashtags, em média

Como usar hashtags para marketing em cada rede social
Além de hashtags referentes a acontecimentos ou datas importantes, e de hashtags criadas por
diferentes empresas para fins de marketing, algumas hashtags também surgem com ideias dos usuários
e tornam-se virais.
Sua empresa pode usar essas hashtags para entrar em uma conversa que reúne milhares de pessoas
no mundo todo.
Cada rede social tem suas próprias hashtags virais. Alguns exemplos são:

#FF no Twitter – “Follow Friday”, algo como “Sexta-feira da seguida”, uma hashtag usada para
recomendar aos seus seguidores um perfil que você acha interessante)
#instagood no Instagram – usada para indicar uma foto que ficou muito boa.

#TBT no instagram – É uma hashtag utilizada pelos usuários de redes sociais para marcar fotos que se referem ao passado, que trazem saudades, simbolizada por #tbt

use as hashtag  da ziann para se identificar

#ZIANNJEANS #YESZIANN #EXPRESSYOURSELF #ZIANNLOVERS