Cuidados com a peça jeans

por Ziann 25/04/2018

O jeans é um tecido muito resistente e o mais utilizado em todo mundo. Apesar disso, poucas pessoas sabem como cuidar corretamente de uma peça. Por exemplo, você sabia que ele não deve ser lavado toda vez que for usado? Inclusive algumas marcas recomendam lavar apenas a casa 6 meses.  Chocante, não é? Alguns outros cuidados também previnem o desbotamento e a degradação da peça. Confira aqui algumas dicas!

Use e abuse

Diferente de uma camiseta, não é necessário lavar uma peça jeans toda vez que usar. É preferível que se use algumas vezes antes de lavar. Inclusive, assim que comprar um Jeans, saiba que a peça provavelmente passou por um processo intenso de lavagem para ficar ajustada. Assim, ante de submetê-lo a uma nova lavagem utilize algumas vezes. Além disso, o uso constante da peça, faz com que ela pegue o modelo exato do seu corpo e vista cada vez melhor.

Quando lavar

Ziann ModasNormalmente, as lavagens servem para que o jeans recue ao seu formato original. Porém, com a presença de stretch nos tecidos, esta prática já não é mais tão necessária e pode até ser prejudicial. A maioria dos detergentes contêm branqueadores ópticos que podem alterar a cor do jeans rapidamente. Ou seja, não lavar com muita frequência é a regra número um de cuidados com o denim.

De modo geral, as pessoas costumam indicar que se use de 4 a 6 vezes uma peça jeans antes de lavá-la. No entanto, algumas marcas recomendam a lavagem apenas a cada 6 meses. Diz-se que uma calça jeans rígida demora cerca de 6 meses para se adequar ao nosso corpo como deveria. Se for lavada antes disso, o processo todo é quebrado. Inclusive algumas marcas no mercado recomendam não lavar nunca, acredite! Esteja sempre atento às orientações da etiqueta da peça adquirida por você.

Primeira Lavagem

Na primeira vez que for lavar um jeans, é provável que a peça solte mais tinta do que o comum. Para evitar que ela não manche o restante das roupas, a dica é lavá-la separadamente ou com peças da mesma tonalidade.

Cuidados na Lavagem do Jeans

Bater a peça na máquina de lavar constantemente vai acabar deformando a peça, além de danificar a cor em função dos agentes químicos dos produtos de limpeza. Além de não lavar de forma constante, só lave com água fria. A água quente agride mais os tecidos, além de provocar desbotamento e encolhimento. Já a água gelada ajuda a fixar o corante por mais tempo, além de criar uma espécie de “selagem” nas fibras.

  • Quanto mais escura a peça, menos você deve lavá-la;
  • Lave as peças do avesso para preservar a cor por mais tempo;
  • Lave a peça na máquina no menor tempo (ciclo) possível;
  • Se for lavar na mão, use sempre sabão neutro;
  • Nunca esfregue muito (no caso de manchas, não tente tirá-las esfregando com uma escova e esponja áspera. Deixe de molho na água por 15 minutos, depois passe sabão neutro por cima da mancha);
  • Use água fria!

Evitar secadoras

Assim como a água quente, a alta temperatura do ar na secadora também pode danificar as fibras e estragar sua calça mais rápido. Tente deixar a peça secar naturalmente em local arejado e, preferencialmente, na sombra. O sol acelera o processo de desbotamento.

Passar?

Ziann ModasPara começar, uma curiosidade é que nem todos os modelos produzidos em jeans podem ser passados a ferro. Alguns possuem acabamentos que são feitos em lavanderias, como aplicações de cristais e estampas e, por isso, não podem ser passados. Para não errar, o correto é ficar atento às etiquetas de orientação, que ficam dentro das peças.

Além disso, não adianta nada colocar seu jeans para secar à sombra e depois você passar com ferro em alta temperatura. Você estará submetendo o jeans ao mesmo dano. Portanto é importante que você sempre passe seu jeans pelo avesso e verifique sempre se a temperatura do seu ferro de passar está adequada para peças jeans.

Guardar corretamente

Em vez de pendurar em cabides ou dobrar (criando vincos nas peças), o ideal é guardar suas calças jeans em gavetas formando um rolo com cada uma. Além de economizar espaço, você evita que elas amassem.

Dicas Diferentes

  • Lavar com sal

Lavar a peça com sal é uma boa e tradicional dica para manter a cor do jeans. Em uma bacia, acrescente 2 colheres de sopa de sal para cada 4 litros de água. Deixe de molho por 1h e depois lave o jeans com água fria. Na máquina você também pode fazer isso: basta colocar só as peças jeans e usar a proporção 2 para 1: a cada 2 litros de água, 1 colher de sopa de sal de cozinha.

  • Lavar com Vinagre

O vinagre branco também conserva a coloração da peça e ainda tira o cheiro de suor. Em uma bacia com água fria, deixe a concentração de meio copo de vinagre para 3 litros. Na máquina, use 200 ml de vinagre para 6kg.

  • Lavar jeans claros e escuros juntos

Uma dica para “ajustar” a cor de peças desbotadas é lavar as peças escuras junto com jeans mais claros (exceto branco e tonalidades próximas a ele). A tinta que sair das peças escuras reforçam a cor das claras. Mas fica atento para não escolher tonalidades que mancharão umas as outras.

  • Mau cheiro

Como não é recomendado que se lave sempre, muitas pessoas se incomodam com o odor. Para eliminar o cheiro que vem com o desgaste, pendure seu jeans no banheiro antes de tomar banho. O vapor úmido irá mantê-lo fresco entre as lavagens. Também é possível congelar em um saco plástico por dois dias. Sim, é isso mesmo, congelar a peça jeans!

Pensando em fazer barra ou apertar?

Se estiver pensando em consertar uma peça jeans, o recomendado é que se lave o novo jeans duas vezes antes de levá-los para a costureira. Por quê? Porque jeans encolhe em comprimento quando lavado.