Como transformar suas vendedoras em consultoras de moda

por Ziann 12/01/2018

O segredo para o sucesso do varejo de moda nos dias atuais está em oferecer serviços diferenciados ao cliente. As lojas geralmente já contam com produtos semelhantes em qualidade e estilo, portanto o diferencial para o cliente preferir uma loja à outra é o serviço e a atenção que são dedicadas a ele. Por isso que as consultorias de moda e imagem dentro das lojas vem fazendo tanto sucesso! Entre comprar em uma loja com uma vendedora “comum” e comprar em uma que a vendedora identifica seu estilo e as melhores peças para seu corpo, os clientes preferem sempre a segunda opção. Saiba como fazer com que suas vendedoras se tornem verdadeiras consultoras de moda dentro da sua loja!

Vendedores de moda com habilidade de Personal Stylist

Para se diferenciar no mercado e ter uma loja mais competitiva, há uma grande lista de serviços que as lojas de moda podem oferecer. Entrega à domicílio, pequenos consertos, possibilidades de troca, etc. Entretanto, um serviços que vem chamando a atenção e rendendo mais vendas e fidelidade é o serviço de personal stylist (ou consultores de moda e imagem), exercido pelo próprio vendedor da loja.

O que uma consultora de moda faz?

Ziann JeansO vendedor que atua como consultor tem a função de indicar o tipo de roupa que fica bem para a pessoa dentro do estilo pessoal dela, conciliando o tipo físico com o seu jeito de ser, fazendo com que a pessoa se sinta confortável e confiante com as roupas escolhidas e compradas. Assim, a compra de roupas se torna muito mais que uma simples visita à loja, transforma-se em uma experiência onde o cliente pode se conhecer, conhecer seu corpo, seu estilo e seus gostos.

Diferente de um profissional Personal Stylist ou um consultor de imagem tradicional, que faz visitas na casa do cliente e saídas para compras, o “Vendedor Personal Stylist” faz este trabalho dentro da própria loja, com as peças que estão disponíveis para ele vender.

E quais são as vantagens para os lojistas?

O varejista que oferece este serviço passa a ter uma carteira de clientes mais bem informados e satisfeitos com a sua imagem. Os clientes voltam com mais frequência à loja, pois a experiência de compra fica muito mais interessante.

Além da maior satisfação dos clientes, com essa estratégia o varejista poder aproveitar melhor a sua coleção. Muitas vezes, os vendedores, por desconhecerem o estilo e características dos clientes, deixam de oferecer alguns produtos da loja que cairiam perfeitamente bem em estilos específicos.

O que um vendedora deve saber para ser um consultora de moda?

– Identificar o estilo do seu cliente: se é esportivo, sensual, romântico, criativo, dramático, tradicional, etc. Cada cliente tem uma necessidade de imagem com suas roupas! Para facilitar, o estilo pode ser identificado de 3 formas. A primeira é  na hora em que o cliente entra na loja: o vendedor deve observá-lo da cabeça aos pés (sem o deixar constrangido, claro) para conseguir perceber qual é o estilo daquele cliente . Cabe ao vendedor orientá-lo oferecendo peças que estão dentro daquele estilo e evitar peças que destoem muito. A segunda forma de identificar estilo do cliente é observar para que peças da loja ele demonstra mais interesse: suas escolhas são reveladoras de seu estilo! E a terceira forma é fazer perguntas ao seu cliente sobra as suas preferências. Com domínio sobre qual é o estilo do seu cliente, você pode argumentar sobre uma mesma peça de doferentes maneiras para clientes com estilos diferentes.

– Observar o corpo de cliente: é essencial saber identificar que partes estão em desequilíbrio e oferecer dicas para disfarçar algumas e destacar outras. Bustos grandes, barrigas salientes ou pernas grossas podem ser disfarçados com roupas que criam uma ilusão de ótica ou desviam a atenção para outra parte. Estampas e formatos de corte também podem fazer milagres, o “vendedor consultor” deve saber qual tipo de peça veste melhor em cada formato de corpo, para valorizar os clientes e os deixarem mais autoconfiantes.

– Usar as cores a favor do cliente: Cada cor usada em um look tem um efeito sobre a imagem do cliente. Cores mais escuras evocam respeito no trabalho, e cores mais claras evocam fragilidade, por exemplo. Todos estes conhecimentos são adquiridos em livros, sites e revistas sobre o assunto. Outro caminho para adquirir conhecimento é o treino diário, criando um hábito de observação. Com o tempo, a conclusão sobre o estilo, imperfeições e cores acontece automaticamente e o vendedor transmite com naturalidade suas novas habilidades.

Como se comportar para ser um consultor de imagem?

  1. Aparência: nenhum cliente levará o vendedor a sério se ele não estiver com sua imagem impecável. Da mesma forma que observamos os dentes de um dentista quando vamos visitá-lo, em uma loja de moda observamos a forma como o vendedor se veste. A aparência é sua ferramenta de trabalho!
  2. Sinceridade: o cliente se sente mais seguro quando percebe que o vendedor está sendo sincero em suas colocações e sugestões. Muitas vezes, com receio de chatear o cliente, o vendedor esconde algumas verdades. Um consutor de moda não pode deixar de falar quando algo não cai bem no cliente, mesmo que o consultor tenha interesse de vender a peça. Existem outras peças na loja que servirão melhor para aquele cliente! Autenticidade gera confiança.
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  3. Saber separar o gosto pessoal do gosto do cliente: Por mais que você jamais usaria o estilo esportivo por achá-lo relaxado demais, nunca transmita isto para o cliente. Seu papel é atender e melhorar qualquer estilo, seja este o seu preferido ou não. Do contrário, o cliente pode sair da loja com uma péssima experiência de compra e de tratamento.
  4. Estudo: Um vendedor que deseja ser consultor de moda deve ter “fluência” nos assuntos que envolvem o mundo da moda. Os consumidores estão cada vez mais informados sobre moda e esperam que um vendedor da área saiba muito mais do que ele sobre o assunto! Então é preciso estudar e estar antenado nas novidades sempre. Se você é lojista, procure cursos de capacitação para seus vendedores! Essa é uma forma certeira de investir na sua equipe e no seu negócio!