Como se programar para as mudanças de estação

por Ziann 20/12/2017

Manter a loja com coleções atualizadas sem quebrar o fluxo de caixa é um dos maiores desafios dos lojistas. Isso porque é necessário fazer o possível para aniquilar o estoque da última estação e realizar boas compras para a nova estação que vai chegar! Boas compras envolvem organização: para comprar no tempo certo e com preço adequado. O estoque não pode estar desatualizado na mudança de estação! Saiba como manter a saúde financeira da loja e ainda agradar os clientes com boas liquidações de fim de estação sem esquecer das novidades para o próximo período!

Antes de começar a organizar sua loja para a mudança de estação – que geralmente envolve liquidação do coleção antiga e compra das novas peças – é preciso sempre verificar as finanças da empresa. Se pergunte: as promoções de final de estação podem ser encaradas apenas como uma ação de marketing ou elas devem dar lucro? Às vezes, no final da estação, alguns lojistas já “fecharam o caixa” e podem usar o final do estoque apenas com fins de investimentos, sem gerar receita. Isso facilita na criação de boas promoções para liquidar estoque e trazer novos clientes! Outros lojistas necessitam criar ofertas para vender mais e ganhar mais dinheiro para a compra do novo estoque. Sempre pense qual é o caso da sua loja em cada mudança de estação!

Comprando o novo estoque

Manter um estoque em dia com a estação e uma loja recheada de novidades é essencial para garantir boas vendas e satisfazer os clientes! Com a mudança de estação, o lojista deve estar sempre atento às compras das novas peças e se organizar para não ter prejuízos com o fluxo de caixa. Uma das dicas mais valiosas é antecipar as compras da próxima estação. Como o ciclo da moda é bem claro no Brasil, um bom lojista sabe se programar e escolher o melhor momento de iniciar a procura pelas peças da próxima estação! Entenda as vantagens de se programar para fazer as compras de mudança de estação:

Gerenciamento do estoque

Se um lojista tiver um estoque amplo irá garantir mais oportunidade de ações promocionais e vendas. O lojista precisa saber mensurar a quantidade de peças e variedades que precisa para a nova estação a partir do seu estoque antigo. Quando comprar vestuário no atacado com antecedência, irá conseguir gerenciar melhor o estoque, sem deixar peças em falta. Esta também é uma forma de trabalhar com prazos maiores para repor peças, conseguindo realizar os trabalhos e a troca de estoque aos poucos.

Antecipação das vendas

Que cliente não quer estar a frente da moda? Os clientes que mais compram geralmente buscam as novidades antes mesmo do início da nova estação! E essa é uma das maiores vantagens do lojista já ter se organizado para comprar vestuário novo com antecedência. Dessa forma, seu cliente credita mais confiança na loja e se sente mais estimulado a comprar! Se você deixar para comprar muito próximo da troca de estação o seu cliente perde a oportunidade de comprar antecipadamente e você perde a chance de fidelizar o público.Uma boa dica é utilizar as ações promocionais de fim de estação para apresentar as novas peças.

Melhores condições de pagamento

Um lojista que consegue comprar com antecedência, sempre terá melhores condições de pagamento. Como, por exemplo, maior prazo para pagar as compras. Se o lojista deixa para comprar as peças da próxima estação muito próximo à chegada dela, ele perderá meses de planejamento e, com isso, dinheiro e descontos. Ao comprar no início da estação anterior você tem mais opções de produtos e maior prazo para pagar!

E o estoque antigo?

Além de agilizar as compras para a nova estação, é também importante estar organizado para liquidar as coleções antigas. Confira algumas dicas para os períodos de troca de estação e grandes liquidações:

  1. Mantenha sua equipe bem treinada: a equipe deve saber tudo sobre os produtos e sobre a ação promocional. Reforce o treinamento para garantir um bom atendimento nessas épocas.
  2. Espaço organizado: a organização da loja não só facilita as compras dos clientes, como também melhora a produtividade dos funcionários. Não deixe araras ou bancas desorganizadas! Além de tudo, elas ainda causam uma má impressão aos consumidores.
  3. Exposição adequada dos produtos: uma boa exposição facilita a escolha dos clientes. Você pode separar os produtos por peças, valores, cores, material, etc.
  4. Embalagens: se adiante e deixe embalagens pré-prontas para agilizar o atendimento. Também é importante mantê-las num local de fácil acesso para os funcionários.
  5. Mobilidade: evite cabides e prateleiras muito cheios. Dê espaço para que o cliente possa ver bem os produtos quando expostos.
  6. Comunicação visual limpa: atenção! Evite muitos cartazes ou adesivos. Coloque o suficiente para dar a informação necessária, sem poluir visualmente a sua loja. As mensagens devem ser claras e de rápido entendimento.
  7. Informação fácil de ser encontrada: é imprescindível etiquetar todos os produtos expostos, especialmente os da promoção (que possuem preços diferentes do original). Não oferecer o preço de imediato ao seu cliente irá constrangê-lo e ele pode desistir da compra. E produtos com mais de um preço confundem o cliente e geram desconfiança.
  8. Use as redes sociais: Faça das redes sociais uma aliada para as vendas! Realize postagens das promoções e convide o seu cliente a visitar a loja!
  9. Não altere o preço dos novos produtos: O único tipo de produto que não deve ser vendido com desconto são os recém-lançados. Eles são as novidades da loja e devem ser apresentados aos clientes com o preço original. Esse é uma forma de valorizá-los.
  10. Tendências: esteja ligado nas tendências da próxima estação para dar dicas aos seus clientes que vierem em busca da liquidação.
  11. Induza a compra de mais: crie promoções que induzam o cliente a comprar mais de uma peça. Podem ser combos ou descontos progressivos baseados no volume de peças. Uma opção para atrair consumidores, é cortar os preços e oferecer produtos que não estejam originalmente em promoção junto aos outros. Essa pode ser, inclusive, uma forma de iniciar a venda da nova coleção!
  12. Horário de funcionamento: se for possível, estenda seu horário de funcionamento nestas épocas. Isso dá oportunidade de conquistar uma nova clientela.